sábado, 13 de junho de 2015

Eu sou um Introvertido?

As pessoas que frequentam nossa Irmandade estão tentando evitar atitudes de Timidez, Isolamento e ou Fuga da Realidade que são comuns em seu dia-a-dia, se identificando com um ou mais destes exemplos:

1 – Dificuldade ou Incapacidade de Expressar afetos e emoções, ou de manifestar seus desejos e necessidade.

2 – Congelamento Emocional: Há falta de reação aos fatos e apatia emocional.

3 – Hábitos de Isolamento ou Evasão: Físico, Social e Afetivo. Foge de encontro, aproximação, contato, confronto, discussão, envolvimento, relacionamento e responsabilidade com relação às outras pessoas.

4 – Super timidez, acanhamento ou introspecção: espera demonstração de apoio externo para poder se auto-afirmar.

5 – Terror Paralisante: Pânicos Irracionais e Ansiedade Persistente.

6 – Enorme Vazio Afetivo: sente forte “Solidão Opressiva”.

7 – Intelectualização e Representação de Papéis Estereotipados (teatralização): Faz uso de “Formulações Técnicas”, “Retórica”, abstrações e idealizações em suas falas e pensamentos.

8 – Despersonalização: Tem “sensações de estranheza” com relação ao mundo e a si mesmo. Pode chegar a não se reconhecer no espelho.

9 – Devaneios e Fuga da Realidade através de Compulsão por Fantasias e uso de Idealizações, Negações e Racionalizações.

10 – Abuso da Força de Vontade: Atua por força de vontade e não por prazer (“Forçação de barra”)

11 – Não se sente identificado com o próprio corpo ou impulsos de desejo. Sente-se distante, ausente, dividido, alheio ou desligado.

12 – Complexo de Inferioridade e de Culpa: Ultra sensibilidade a crítica. Medo do Ridículo ou Vergonha.

13 – Dificuldade de se impor, de se defender, de dizer “não” ou impor seus limites aos outros.

14 – Insegurança, fragilidade e medo, no contato com a Realidade e com as pessoas.

15 – Auto-Sabotagens e tendência a guardar tudo para si, de ser sua própria vítima, de raivas, agressividade ou outros sentimentos, que normalmente seriam dirigidos às outras pessoas. (“Remoer rancores” e “Auto-Punição”)


Muitas pessoas têm conseguido modificar aos poucos várias dessas atitudes com o uso do Programa de Recuperação de Introvertidos Anônimos. Por definição, o nosso Isolamento Afetivo é um conceito muito amplo e complexo de Comportamentos e Não-Comportamentos , Atitudes e Não-Atitudes, Atividades e Não-Participação em certas Atividades – em que fica muito difícil divisar toda a extensão de suas implicações. Para facilitar o nosso trabalho do “Só por hoje” e dos 12 Passos, utilizamos 7 Recursos Básicos para o Programa de Recuperação./

Nenhum comentário:

Postar um comentário