segunda-feira, 15 de junho de 2015

Características do Programa:

Características do Programa


1.  O programa de recuperação de I.A. (Introvertidos Anônimos) tem como alicerce os Doze Passos. É fundamental a aplicação dos Passos para recuperar o equilíbrio.
2.  Em I.A. há lugar para pessoas de qualquer crença, seita, doutrina ou filosofia – e também para aquelas pessoas que não tenham nenhuma destas. Apenas é sugerido que se busque, cada um à sua maneira, a sua própria concepção pessoal de “Espiritualidade” ou de “Poder Superior”.
3.  O anonimato e sigilo dos membros é fundamental. Por isso, mantenha em segredo as informações obtidas. Só lembrando que não tem como o grupo garantir que todos os membros manterão o anonimato e o sigilo, por isso sugerimos que tenha cuidado com conteúdos muito pessoais e na internet, se possível mantenha seu anonimato para ficar mais “livre” para desabafar.
4.  O grupo não faz nenhuma discriminação quanto a nível intelectual, condição social, raça ou credo religioso. A linguagem é simples e todos são capazes de entender e usar.
5.  O que é dito em depoimento representa opinião pessoal e não, necessariamente, a opinião de Introvertidos Anônimos. Importante evitar aconselhar sem ser solicitado, psicanalisar companheiros ou doutrinar. A forma mais eficaz de transmitir a mensagem é comentado nossa própria história de enfrentamento diante da timidez.
6.  Em I.A. todos são iguais. Não há ninguém que deva ser tratado de forma diferente. Os companheiros que prestam serviço estão seguindo as tradições e normas do grupo.
7.  I.A. não se responsabiliza por nenhuma ajuda financeira ou material prestada a algum companheiro. Deve ficar claro que é responsabilidade única e exclusivamente de quem presta ajuda.
8.  I.A. não interfere na vida particular e afetiva dos companheiros dentro ou fora do grupo, mas é importante frisar para as pessoas terem cuidado com envolvimento de natureza sexual para não se decepcionarem.
9.  I.A. não faz nenhuma recomendação quanto ao uso de medicamentos, mas orienta que a pessoa sempre procure orientação médica nessa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário